Pós-doc


  • Selecione outro idioma


O PPGAmb oferta estágio pós-doutoral, considerando a disponibilidade de vagas para supervisão aprovadas pelo colegiado e divulgadas anualmente. Cada docente do PPGAmb, habilitado a orientar aluno de doutorado, pode orientar concomitantemente até 2 (dois) estágios pós-doutorais e  o  processo  seletivo  para  vagas  em  estágio  pós-doutoral  ocorre em  regime  de  fluxo contínuo.

O candidato selecionado desempenha atividades, previstas no plano de trabalho de seu projeto de pesquisa, dentre as quais destacam-se:

I -Docência em disciplinas ofertadas pelos PPGs da UP.

II -Pesquisas vinculadas às linhas e grupos de pesquisa do PPGAmb.

III -Coorientação de mestrandos.

IV -Colaborador docente em disciplinas dos cursos de Graduação.

V -Orientação de alunos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso de Graduação.

São requisitos para candidatura ao estágio pós-doutoral: ter o título de doutor em curso reconhecido pelo MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo PPGAmb; estar com currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; ter perfil compatível com linhas, disciplinas e projetos de pesquisa do Programa; apresentar Projeto de Pesquisa, com plano de trabalho e cronograma para execução das atividades em um ano, considerando atuação em uma das linhas de pesquisa; apresentar  ficha de  pontuação  do  currículo  Lattes  devidamente  preenchida  de  acordo com os títulos apresentados no currículo da plataforma Lattes.

A participação do pós-doutorando no Programa não gera vínculo empregatício, funcional ou previdenciário com a UP, não se permitindo, nesta situação, o exercício regular de qualquer atividade de natureza administrativa e de representação. É garantido ao pós-doutorando o acesso aos serviços de biblioteca, estacionamento, portal   universitário (como   docente), bens   e   serviços necessários ou convenientes para o desenvolvimento das atividades aprovadas pelo colegiado.

Ao final do estágio pós-doutoral deverá ser submetido relatório de atividades com cópia dos trabalhos publicados e parecer do supervisor a serem apreciados pelo Colegiado, que homologará o estágio e autorizará a emissão do certificado de conclusão.

Toda a produção bibliográfica, artística, técnica ou de divulgação decorrente do Pós-Doutorado deverá mencionar a filiação institucional à UP.